sexta-feira, 15 de julho de 2011

iPhone 5 teria sido adiado devido a um super aquecimento no chip A5! Será?

Antes de mais nada, este é apenas mais um rumor. Não tome como verdade. A não ser que, amanhã ou depois, a Apple venha a público e confirme a história.
O pessoal do 9to5mac teve acesso a um site de língua chinesa chamado Sohu.com e, utilizando o tradutor automático do navegador (não especificaram qual), descobriram que o real motivo do atraso no lançamento do iPhone 5 seria um super aquecimento do chip A5. O próprio pessoal do 9to5mac pede ceticismo na notícia.



O fato é que já era tradição que a Apple lançasse um iPhone por ano, sendo que o período variava de junho a julho. Este ano porém a coisa mudou. O iPhone foi prometido para o final de agosto ou início de setembro.

A notícia diz que o time que trabalha com silício na Apple estaria enfrentando dificuldades para manter a temperatura fresca do chip dual core A5 dentro de seu compartimento minúsculo no iPhone. Isso teria levado a empresa a adiar o lançamento do iPhone 5 por um período indeterminado de tempo, mas possivelmente 2012. A notícia também menciona que a Apple fará a transição para um processo de fabricação de 28 nanômetros para o chip A6, talvez no próximo ano. Só para comparação, o chip A5, que equipa o iPad 2, é fabricado em processo de 45 nanômetros da Samsung e é quase o dobro do tamanho do chip A4 que equipa o iPhone 4.

A notícia continua, especulando que o iPhone 4S – um upgrade modesto do iPhone 4 – vai manter os fãs ocupados até que os engenheiros da Apple encontrem uma solução para os problemas de super aquecimento. O autor diz que muitos blogs já sabem as configurações do futuro iPhone 4S, que teria uma câmera de 8 megapixel, um visor com vidro Gorilla (que são vidros muito resistentes a quebra e arranhões), provavelmente um chip dual core (talvez uma variável do A4 do iPhone 4) e rede 4G.
Se o iPhone 4S já virá com essas configurações, imaginem o iPhone 5???

Sobre a fabricação do chip A6 em 28 nanômetros, o site diz que a Apple estaria abandonando a Samsung como fornecedora dos chips e transferindo a fabricação de silício para a rival Taiwan Semiconductor Manufaturing Company. O 9to5mac teve acesso aos relatórios de lucro da Samsung e disse que é possível notar que os lucros, no setor de painéis LCD, foram decepcionantes.


Talvez a notícia não seja toda mentirosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário