quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Adobe lança solução para rodar Flash no iOS‎

O Flash é provavelmente o produto de maior sucesso da história da Adobe. O software é responsável por entregar boa parte das animações e vídeos que você assiste na web e está instalado na grande maioria dos desktops do mundo todo.

Apesar da sua soberania nos desktops e notebooks, a Adobe sempre encontrou uma grande dificuldade em trabalhar em parceria com a Apple para levar seu produtos aos iDevices (iPad, iPhone e iPod Touch). A Apple, com o argumento de que o Flash tornava seus dispositivos mais lentos e menos bateria, nunca aceitou odesenvolvimento da Adobe para a plataforma.


iOS e Flash finalmente juntos
Sem entrar no mérito da eterna discussão sobre as razões da Apple em barrar o desenvolvimento no iOS, e se isso é bom ou ruim para os consumidores, a verdade é que boa parte dos produtos baseados noAndroid sempre utilizaram a compatibilidade com o Flash como um diferencial em suas campanhas de marketing.


Bom ou ruim, a verdade é que a Adobe parece finalmente ter admitido que essa é uma batalha perdida. No entanto, a empresa buscou uma solução alternativa, com o lançamento do Flash Media Server 4.5. A ideia é simples: se não é possível instalar o Flash Player nos dispositivos, pelo menos é possível entregar esse conteúdo via HTTP Dynamic Streaming ou HTTP Live Streaming.


A solução acaba com a necessidade de instalar o player no cliente, e torna o conteúdo compatível com qualquer dispositivo móvel, inclusive o iPhone e iPad. Claro, isso vale apenas para conteúdos entregues pelo Flash Media Server, não qualquer coisa em Flash. Ou seja, os atuais joguinhos, vídeos e animações em Flash, além de players personalizados, não rodarão no iOS.


Será o fim da batalha da Adobe com a Apple?

Nenhum comentário:

Postar um comentário