sexta-feira, 13 de abril de 2012


Em 6 de abril, a AT&T revelou que irá permitir que os proprietários de iPhones antigos desbloqueiem seus aparelhos a partir do dia 8 deste mês. A empresa manteve os primeiros iPhones trancados à sua rede desde o lançamento do primeiro aparelho, lançado em 2007, por isso esta é uma grande mudança na postura da companhia. Antes, a única forma de desbloquear um iPhone da rede AT&T era por meio de jailbreak.
 A operadora explicou: “O único requisito é que a conta do clliente deve estar em boas condições, o seu dispositivo não pode estar associado a um compromisso atual ou ativo, é preciso já ter cumprido o termo do contrato ou pagar uma taxa de rescisão antecipada”.

Em outras palavras, o seu iPhone que estava acumulando poeira dentro de alguma gaveta poderá ser desbloqueado pela AT&T. Se você ou sua empresa comprou um iPhone 4S o desbloqueio não será possível. Isso, provavelmente, está no contrato. Esta política é mais provável que se aplique no iPhone 4 (mas, provavelmente, somente se você atualizou para o 4S), iPhone 3GS, iPhone 3G e o iPhone original.

O processo para desbloquear os dispositivos antigos é bastante simples: basta ligar para a AT&T ou ir até uma das lojas das operadoras e fornecer o número do Imei. Logo após, aguarde um email da Apple com o código necessário e as instruções que devem ser seguidas. Pronto, agora você tem um iPhone desbloqueado.

O que isso faz para você e, o mais importante, o que isso faz para o seu negócio?

Quase todos os smartphones são bloqueados pela operadora que o vende. Esses dispositivos só podem ser usados pela rede de operadora em particular, o que significa que um aparelho que você compra da AT&T não pode ser usado na rede da T-Mobile e vice-versa. No entanto, muitos celulares também podem ser desbloqueados. Clientes dispostos a passar alguns momentos no telefone e (às vezes) pagar uma taxa, podem obter o desbloqueio de seus aparelhos. Algumas operadoras facilitam o processo, mas a AT&T nunca concordou em desbloquear o iPhone.

Por exemplo, em 2008, eu fiz um upgrade do iPhone original para o 3G. Depois de trocar os dispositivos, notei que o meu iPhone antigo não podia ser usado em outras operadoras. Mesmo eu tendo pago o preço total, a AT&T e a Apple não permitiam desbloquea-lo. Basicamente, o dispositivo tinha sido rebaixado para um iPod Touch. Eu estava furioso. O iPhone era 100% de minha propriedade. Como eles se atrevem a mantê-lo bloqueado!

Os telefones desbloqueados podem ser usados por outras redes. Para o iPhone, especialmente os modelos GSM, isso significa que você pode levar seu dispositivo antigo para qualquer operadora (como o T-Mobile EUA), comprar um cartão SIM e desfrutar de serviços sem fio. No caso da T-Mobile, o iPhone não suporta a sua rede 3G, mas ainda pode usar a rede da T-Mobile 2,5 G EDGE. Na verdade, muitas pessoas fazem isso.
Agora que a AT&T e a Apple vão oficialmente desbloquear os iPhones antigos você não precisa mais fazer o jailbreak de um iPhone para usá-lo na operadora de sua escolha.

Para usuários corporativos, isso não é tão relevante assim. A maioria dos usuários corporativos tem, provavelmente, assinado contratos e não podem desbloquear seus aparelhos atuais. A principal vantagem de ter um telefone desbloqueado é de modo que ele pode ser usado em outras redes.

Um fator importante, contudo, é a segurança. Fazer o jailbreak de iPhones cria falhas de segurança que podem ser violadas. (As empresas não devem permitir que os funcionários façam o desbloqueio de sistema de seus dispositivos). Agora que o jailbreak não é mais necessário, pode respirar e sentir-se aliviado.

A linha inferior aqui é o seguinte: iPhones antigos se tornarão agora um pouco mais úteis, porque eles poderão ser usados em redes que não a AT&T. Quem usufrui desse benefício? As pessoas que realmente têm iPhones antigos na mão. A maioria dos usuários empresariais provavelmente não. Isso significa, também, que o mercado secundário de iPhones usados ficou mais emocionante, algo que a maioria das empresas não deve se preocupar tanto assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário