No último resultado financeiro divulgado pela Apple (FQ2 2012), a margem de lucro da empresa foi de assombrosos 47%, bem acima do que normalmente vemos no mercado. Muito desse mérito é creditado ao hoje CEO da Apple, Tim Cook, um expert em operações. E, para entender isso de forma mais clara, nada melhor do que um gráfico comparativo entre Apple (iPhone 4S) e uma de suas concorrentes — neste caso, Nokia (Lumia 900):
De acordo com o WSJ.com, embora comercialize o seu aparelho por US$200 a menos que a Maçã, a Nokia gasta US$20 a mais em sua construção. Com isso, a margem de lucro da firma de Cupertino é quase duas vezes maior que a da finlandesa.
Contudo, vale ressaltar algumas características do aparelho da Nokia que cooperam para um custo mais elevado, como um display maior que o do iPhone e suporte a redes 4G (LTE), ou seja, chip mais avançado (consequentemente mais caro) que o encontrado no aparelho da Apple.
Só que uma das “mágicas” da empresa de Cook é exatamente essa: alguém duvida que o cenário continuará praticamente igual com o lançamento do iPhone de sexta geração?
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