Depois de acompanharmos o nascimento da iTunes Store Brasil ontem à noite e adentrando a madrugada, minuto a minuto, a Apple emitiu agora há pouco um comunicado para a imprensaoficializando a sua chegada e já atualizou a página inicial do seu site brasileiro com a grande novidade do ano.
Conforme indicavam rumores, a loja da Maçã está chegando não só ao Brasil, mas também a outros 15 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.
Quem achava que o acervo da iTunes Store aterrissaria por aqui humilde, se enganou: são 20 milhões(!) de músicas já neste lançamento, incluindo artistas locais como Ivete Sangalo e Marisa Monte, além da estreia digital do catálogo de Roberto Carlos (e uma enorme variedade de artistas internacionais, incluindo The Beatles, Rihanna, Coldplay e por aí vai).
Todas as grandes gravadoras (EMI Music, Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music) assinaram contrato com a Apple no Brasil, além de milhares de selos independentes. As músicas vêm em iTunes Plus, formato livre de DRM (gestão de direitos digitais) com codificação AAC de 256Kbps para “uma qualidade de áudio praticamente indistinguível em relação às gravações originais”, segundo a Apple.
A maioria das canções na loja sai por US$1, com grande parte dos álbuns por US$10 — como nos Estados Unidos. Sim, conforme já se dizia, embora a loja esteja lançada no Brasil ela continua com seus valores em dólares, por enquanto — o que obriga o usuário a ter um cartão de crédito internacional. Nada foi comentado, ainda, sobre a venda local de cartões-presente (os iTunes Gift Cards).
E não só de músicas vive a iTunes Store: a loja brasileira oferecerá para alugar ou comprar mais de 1.000 filmes dos maiores estúdios, muitos em alta definição (HD), incluindo títulos da 20th Century Fox, da Paramount Pictures, da Sony Pictures Home Entertainment, da Universal Pictures, da Walt Disney Studios e da Warner Bros. Pictures.
Incrivelmente, a iTunes Store Brasil já chega suportando também o iTunes in the Cloud — que permite que você faça o download de suas músicas compradas anteriormente para qualquer aparelho com iOS sem nenhum custo adicional, e que novas músicas sejam automaticamente baixadas em todos os seus aparelhos — e o iTunes Match (conforme adiantamos ontem) — um novo serviço que atualiza suas músicas para iTunes Plus quando emparelhadas com as mais de 20 milhões de canções no catálogo da iTunes Store —, o qual custa US$25 anuais.
Seja MUITO bem-vinda, iTunes Store Brasil! :-D
ATUALIZAÇÃO
Ao contrário do que dissemos ontem à noite, parece que — sim! — pelo menos alguns dospreviews de músicas na iTunes Store Brasil têm 90 segundos, em vez de 30. Isso depende de acordos especiais da Apple com as gravadoras, então pode ser que a coisa seja variada.
Imagem enviada pelo Gabriel Couto:
Bacana. demorou mas chegou
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