domingo, 18 de março de 2012

Dê adeus ao Mail e boas vindas para o Sparrow


Chega na App Store o esperado aplicativo Sparrow, um cliente de email bem intressante. E tenho certeza de que depois de conhecê-lo, muitos de vocês ou todos irão abandonar o Mail nativo do iOS.

sparrowicon

O Mail naitvo do iOS, que vem embutido no iOS, é legalzinho, mas tem vários defeitos que o Sparrow suluciona com muita "classe". Além de uma interface incrível (inspirada no antigo Tweetie e no atual Facebook), o app permite funções básicas inexistentes no aplicativo da Apple. Algumas dessas funções:

1. Assinaturas independentes para cada conta

No Mail.app você é obrigado a manter sempre a mesma assinatura de email (geralmente o "Enviado via iPhone", vária de cada iDevice) para todas as contas. Quem usa contas pessoais e de trabalho, por exemplo, fica em "apuros". O Sparrow permite determinar uma assinatura diferente para conta de email cadastrada, isso é umas das coisas que a Apple deveria ter adotado desde 2007.

2. Possibilidade de visualizar apenas mensagens não lidas ou as favoritadas
Simplismente arraste o dedo na barra superior onde diz "inbox.
sparrow1

sparrow2

A organização interna do Sparrow é bem mais intuitiva e fácil para o usuário, apresentando mais ferramentas práticas.

3. Inclusão de imagem direito da mensagem

Quem já tentou adicionar imagens nas mensagens do Mail percebeu que isso é impossivel direito no aplicativo, nos obrigando a fazer "gambiarras" para adicionar imagens. Felizmente o Sparrow permite adiconar quantas imagens que quiser enquanto você escreve a mensagem, o que é muito mais prático. Isso é uma das coisas que não dá pra entender porque a Apple não permite isso.

sparrow3

A Apple costuma sempre apoderar de idéias de bons aplicativos e por isso, não seria de causar espanto se muitas das funções presentes no Sparrow aparecerem um futuro iOS. Enquanto isso não acontrece, ao meu ver apresenta ser a melhor opção de cliente de email para iPhone e iPod touch. E eu recomendo sem dúvidas a compra dele!

O único ponto do aplictivo que perde para o Mail nativo é não permitir notificações instantâneas (push) dos emails que chegam. Os própios desenvolvedores dizem que isso exigiria guardar informações pessoais dos usuários, responsabilidade esta que eles ainda não tem estrutura para assumir.

Sparrow está disponível na App Store (link) pelo preço de $2,99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário